Marcelio Leal

Indo num caminho que talvez não leve aonde se quer chegar…

Editores PHP para desenvolvedores

Posted by marcelioleal em setembro 3, 2007

Todo mundo procura um editor style pra desenvolver seu trabalho de forma otimizada, mas editor de código é igual arquitetura de sistema de informação, cada um teu seu preferido. 🙂

Primeiramente, devemos ter claro que o editor de código não é algo primordial para um bom desenvolvimento de software em PHP, já no Java é algo primordial. Há outros fatores que são bem mais importantes para maior qualidade e produtividade, como a escolha de bons frameworks, geradores de cógido e de artefatos, padrões, entre outros aspectos. Se hoje o editor é algo primordial em seu desenvolvimento PHP, repense seu processo de desenvolvimento, pois, ele não está atualizado, ou tem aspectos de desenvolvimento atrasados.

Acho que alguns aspectos são bem interessantes pra um editor PHP:

  • Project Manager;
  • Auto-completar de tag HTML, de preferência fechando as tags automaticamente, mas não sendo intrusivo;
  • Code Assist sobre as linguagens JavaScript, HTML e CSS;
  • PHP Syntax Check, Code Completion e Functions Hint;
  • Possibilidades de customização de templates;
  • Navegação entre os códigos PHP(Classes, métodos, includes,…);
  • PHP Debugger;
  • Integração com controles de versão, principalmente o SVN;

Difícilmente teremos editores livres com todas essas características, particularmente, ainda não achei. É bem mais difícil se desenvolver um editor realmente bom em PHP, por ser de tipagem dinâmica e não type-safe por padrão. Por isso é admirável o Zend Studio, que na minha opinião, é o melhor editor de código independente de linguagem.

No site PHP Editors temos uma lista dos principais editores PHP e uma descrição breve sobre suas funcionalidades.

Abaixo destaco alguns:

Tulip
Editor PHP desenvolvido em PHP-GTK pelo Pablo Dall’Oglio. Muito bom, muito leve e independente de plataforma. Não sei se ele será atualizado, já que a última versão, que tive acesso, foi lançada em 2005.

Quanta Plus
Um dos meus atuais editores PHP. Acho ele razoável, no meu Gnome ele é um pouco instável, mas no geral o achei bem melhor que os plugins do Eclipse.

PDT Project
O Projeto PHP Development Tolls promete, é apoiado por diversas empresas, inclusive a Zend. A versão 1.0 está prevista pra este mês. Utilizei por algum tempo, e não gostei muito. Na verdade, não gostei de desenvolver PHP no Eclipse, em todos os plugins que utilizei(PHP Eclipse, Xored Web Studio). Em geral, vão requerer memória considerável, e são bem grandes na instalação devido a reutilizarem outros plugins do própio Eclipse.

Zend Studio
É o melhor, mas é pago.

Komodo
Me parece ser interessante, prometo que vou testá-lo logo. É o preferido do ASF.

Dreamweaver
É bonito, vicia, é pago, acostuma mal e tá ficando mais pesado. Portanto quem quer usar mesmo assim tem que saber o que está fazendo e ter cuidado pra não gerar código excessivo e fora dos padrões, o que não deixaria feliz o meu amigo Karlisson.

Outros editores for Windows interessantes são:
PHP Expert Editor, TSWebEditor, Maguma Studio e o PHP Editor.

Não posso deixar de citar também o tradicional VIM, o qual foi representado por um bom tutorial ministrado pelo Luiz Sanches do grupo PHP Pai d’Égua no V FPSL.

Além disso não esqueça dos plugins Firebug e WebDeveloper do Firefox.

Pra designer a coisa é um pouco diferente, mas como essa não é minha área, alguém pode escrever outro post pra isso. 🙂

Enfim, fique a vontade e escolha o seu editor preferido.

35 Respostas to “Editores PHP para desenvolvedores”

  1. Marcelio,

    Dizer que o Dreamweaver é um “editor” de PHP chega a ser uma heresia. Não passa de um bonitinho editor RAD para quem não sabe usar a linguagem verdadeiramente. Retire-o da lista ou coloque-o em uma lista à parte.

    Abraços

  2. Legal o Post.

    Se não fosse o tamanho e o “peso” acho que o PDT seria uma ferramenta muito boa, considerando o custo beneficio, por não ser pago. Possui praticamente todas as caracteristicas citadas por voce.

    O problema realmente sao os mais de 100 MB pra baixar e tem que ter uma boa RAM. No mais, acho ela uma boa alternativa ao Zend para que não pode comprar.

    Agora concordo que para barrar o Zend, ainda não vi igual…

    Abraços

    Leandro.

  3. Gilmar Almeida said

    Marcelio, estou começando a me interar com o php qual o melhor editor de php para desenvolvedores iniciantes como eu… valeu, desculpa o nivel da pergunta..

    atc,

    Gilmar Almeida
    Iesam

  4. Juliano said

    Boa noite,
    Sou programador PHP e utilizo, desde o princípio o KATE. Este editor (KATE) vem incluso no KDE, suporta boa parte das linguagens utilizadas, tem esquema de coloração diferenciada, auto-complete de palavras, busca em varios arquivos e N plugins para se instalar e trebalhar de forma muito comoda. Se possível, teste ele.

  5. Luiz Augusto said

    Bom, testem o editplus (pago) e o pspad então. Acho esses dois os melhores para php pois são leves e com muitas funções como ftp integrado, bons recursos de edição, etc.

    O Eclipse também tem um plugin para editar php, tornando-o um pouco mais com a cara do Zend.

  6. Rafael said

    Faltou falar sobre o gPHPEdit que tem disponível para instalar nos repositórios do Ubuntu.

  7. Odair said

    Eu ainda não consegui encontrar um substituto a altura do EditPlus…
    É leve, simples, funcional, elegante (ao meu ver), tem highlight para PHP, salva e edita arquivos direto no FTP, suporta editar vários arquivos, etc.

    Assim que eu tiver tempo, vou testar as alternativas postadas aqui.

  8. caike said

    Segue a dica do Notepad++ para os que utilizam windows como front-end de desenvolvimento.

    http://notepad-plus.sourceforge.net

    Concordo com o Marcélio e com o Leandro quanto ao Zend Studio.

  9. Rael said

    O Zend é o melhor, mas comparar o PDT ao PHPEclipse e ao Xored é ofensa, hein?
    O PHPEclipse mal suporta OO, o Xored mal suporta o próprio PHP e foi descontinuado.
    OK, o Eclipse é pesado, mas o PDT tenta clonar o Zend o quanto possível. Não tem o profiler, mas o debugger funciona (ok, falta o “debug next page”), mas em compensação o suporte a HTML, Javascript, XML, CSV/SVN é BEM melhor que do ZDE.
    Tanto é que a Zend está fazendo testes de uma versão do ZDE baseada no PDT.
    Considerando que é uma ferramente livre e sem custos, nada mal não?

  10. Glaydson said

    Um editor que me cativou foi o Geany. Leve, GTK, e com vários recursos úteis citados.

  11. Pessoas,
    alem desses, que eu ja utilizei todos, principalmente o ZEND que é fabuloso, tem o eclipse, que na minha opinião é o melhor de todos… não so por ser de grats, mas também por desempenhos e flexibilidade nos plugins.
    Uma vez que vc o instala, acabam-se seus problemas.

    Links de referência e download:
    Plugin para o eclipse:
    http://sourceforge.net/projects/phpeclipse/

    Facilitador com instalador:
    http://www.easyeclipse.org/site/distributions/index.html

  12. Jarbelix said

    Um editor que considero muito bom é o aptana. Tem todas as características elencadas acima. É um derivado do Eclipse, porém voltado para PHP e JavaScript.

    http://www.aptana.com/

  13. haquiticos said

    Bom o post,

    Faltou o scite que é bem leve e tem um autocompletar que pode ser facilmente extendido.

    O que sempre sinto falta mesmo nesses edidores é de um autocompletar que completem os nomes e metodos das classes que são usadas no codigo atraves de includes/requires da vida.

    Se alguem souber de um, avisa ai…

    flws.

  14. Humberto said

    Tem tambem o Aptana que usa o core do Eclipse, deixando ele tão pesado quanto o Eclipse, mas muito bom. O Aptana é uma ótima IDE para programação web e no ultimo release foi adicionado o suporte a php, alem de já ter suporte a varias API’s ajax.

  15. marcelioleal said

    Falis Paulino,
    Pois é, os recursos do Dreamweaver para programação em PHP são bem(bem) limitados, a onda toda é que ele é utilizado como editor PHP ainda.
    No tempo que a macromedia era macromedia o Dreamweaver era, sem dúvida, um software com potêncial. Hoje, não acredito nisso.

    Um abraço

  16. marcelioleal said

    Gilmar,

    Acho que podes começar com o Quanta, mas te recomendo também ir testando os outros editores.
    Tudo depende também de como é tua máquina e quais são tuas necessidades, mas acho que o Quanta é um bom começo.

    Um abraço

  17. marcelioleal said

    Juliano,
    Já utilizei o Kate, não conhecia os plugins. Mas acho o KATE um bom editor na categoria simples, já que não possui algumas características interessantes para um ambiente de desenvolvimento.
    Mas realmente acho que dependendo das necessidades, ele pode ser um dos editores ideais. 🙂

    Um abraço

  18. marcelioleal said

    Falis haquiticos,
    O Zend faz isso, o PDT já faz em parte. Acho que essa é uma das principais vantagens do Zend em relação ao PDT.

    Com certeza o PDT tem potencial, mas realmente o Eclipse é um problema em relação a isso, na minha opinião.

  19. Gosto e uso o Dreamweaver (mesmo no Linux) por causa do recurso de sincronização dele que é muito bem elaborado. Conhecem alguma outro editor que tem esse recurso bem implementado?

    Também uso ele por causa da boa integração dele com o CSS. Outros editores pecam muito nessa parte.

  20. kakaroto said

    eu uso ate hj o php editor e bem mais light
    ja fiz teste no phpdesigner
    mais a minha escolha e o php editor

  21. Marcel said

    Faltou citar o Delphi for PHP, do Codeweavers.

    Tah, a plataforma é Windows, ele usa VCL que deixa o código esquisito, mas funciona bem para usuários iniciantes…

    (Eu quero distância, mas funciona)

  22. Tiago said

    Amigos,

    Sou Programador em PHP, trabalho mais em ambiente windows porque preciso sempre testar as aplicações no IE enfim, uso o Notepad++ que é ótimo.

    Mas vai a dica usei muito o scribes e o gedit para Linux

    no Scribes tem autocomplete e snippets que é uma otima ferramenta
    já no Gedit falta um autocomplete ja testei plugins mas nada que seja fácil e pratico igual ao scribes

    faz tempo que não utilizo o Gedit caso foi criado algum autocomplete automático me corrijam.

    Abraços

  23. Utilizo o gVim e o Scribes… atualmente mais o scribes que com o recurso de snippets torna muito rápido o desenvolvimento.

  24. ASF said

    Marcelio,

    Agora além do Komodo IDE há também o Komodo Edit da ActiveState. O Edit é gratuito.

    Gosto muito também do Scribes.

    ASF

  25. Karlisson said

    Uso o Komodo Edit, e é perfeito 🙂

  26. Bruno Pantoja said

    Fale Marcélio,

    Gostei do texto, principalmente agora que estou procurando um IDE pra desenvolver em PHP. Estou na dúvida quanto ao EasyEclipse e o PDT da Zend. Já utilizaste algum desses? Poderias fazer algum comentário?

  27. marcelioleal said

    Fala dr Bruno,
    Pois eh, cara desses dois prefiro o PDT.
    Já foi lançada a versão 1.0 dele e teve algumas mudanças interessantes.
    O EasyEclipse só utilizei a título de curiosidade, não fui muito a fundo, mas sem dúvida o melhor que já utilizei integrado com o Eclipse foi o PDT.

    Um abraço ae

  28. Gabriel said

    Estava procurando um editor para substituir o Eclipse a acabei caindo aqui. Achei muito interessante a análise, principalmente o que foi dito sobre o Dreamweaver: “É bonito, vicia, é pago, acostuma mal e tá ficando mais pesado.”. É exatamente isso! Vi um outro post dizendo que ele não é um editor para PHP, apenas um RAD etc. É impressionante como as pessoas tem a mente fechada. Na maioria das empresas de publicidade (não de tecnologia), o cara que programa é o mesmo que faz o HTML, então o Dreamweaver acaba sendo uma ferramenta excelente, mesmo pra quem utiliza somente o editor de texto. Se não fosse pago e caro, muita gente estaria migrando pra ele agora. Apenas ressaltando que não estou fazendo nenhuma defesa do software Dreamweaver em si, mas apontando o comportamento xiita que afasta os usuários “meros mortais” do mundo Open Source. A título de informação, resolvi voltar para o Kate, que configurado direitinho, continua simples, mas funciona muito bem.

    Abraços,
    Gabriel Guerra

  29. Ederson said

    Daí, galera. Achei esse post no Google. Foi bom descobrir outros editores que eu não conhecia, mas pra mim, o melhor mesmo é o HTML-KIT.
    Sem dúvida, o melhor editor de Html e PHP que eu já vi.
    Experimentem e depois me digam se estou errado.

    http://www.htmlkit.com

  30. IsyfX said

    Já testei todos esses, menos o Zend.

    Mas cara, tu exagerou!
    O Dreamweaver é muito, MUITO bom!

    Quer saber um melhor do que todos os editores listados?

    Flwz…

  31. Silvio said

    Coda, o melhor de todos. Só para Mac.

  32. Vinicius said

    Concordo com o Gabriel, em todas empresas que conheço o programador tb desenvolve o código HTML … e o dreamweaver apesar de ser pago mas sem muita dificuldades se consegue o serial é o melhor! pesado? que bom desenvolvedor que se preze hj em dia que não tem uma boa máquina? na minha roda de boa! ….

    • marcelioleal said

      Gabriel,
      Em geral o desenvolvedor deve fazer a interface, porém a formatação tá no css e não no html. Caso mistures tudo, nao estas fazendo a melhor solução.
      Estou fazendo novos posts sobre HTML5 no meu novo endereço de blog, dá uma olhada lá que eu vou explicar. – marcelioleal.com

      Um abraço

  33. É um pecado não lembrar do JEdit, a anos utilizo e é ótimo 😀

  34. Elvis Lima said

    Tão de frescurinha pow???
    Hardcore na parada!!!
    Usem vi no linux ou o notepad no windows.
    Autocomplete? usa a mente!
    Sincronismo? client ftp tem de monte!

Deixe um comentário

 
